GRIPE E CONSTIPAÇÃO – PREVINA-SE

16 Novembro, 2019 Marisol Coelho

GRIPE E CONSTIPAÇÃO – PREVINA-SE

O inverno, pelas características ambientais que apresenta, influencia direta e indiretamente a nossa saúde, sendo particularmente mais severo com alguns grupos mais vulneráveis, tais como: crianças, idosos e doentes crónicos.

As características ambientais que mais influenciam de forma negativa a saúde são:

  • temperaturas baixas,
  • aumento da humidade,
  • chuva, neve e nevoeiro, e
  • queima de combustíveis para aquecimento.

Em consequência destas características ambientais, surgem com maior frequência doenças agudas do aparelho respiratório, agravamento de doenças crónicas, crises do foro mental, agudizações de afeções músculo-esqueléticas e lesões superficiais.

GRIPES OU CONSTIPAÇÕES?

Apesar da aparente confusão de conceitos, a gripe e a constipação são doenças bem diferenciadas uma da outra. Ambas são causadas por vírus, contudo são vírus muito distintos entre si.  Os sintomas associados a cada uma das doenças também não são os mesmos.

Na constipação aparece corrimento e congestão nasal, ocorrendo com frequência irritação na garganta e tosse. Raramente surge febre e quando surge é baixa (inferior a 38ºC). Por outro lado, os sintomas da gripe são muito mais intensos. Normalmente aparece bruscamente uma febre alta (39-40ºC), arrepios, dores pelo corpo, mal-estar e prostração. Apesar de ambas as doenças poderem ser resolvidas benignamente, se negligenciadas podem originar graves complicações. Por isso, sempre que sinta qualquer um dos sintomas de constipação ou gripe deve procurar o seu médico ou outro técnico de saúde.

SOLUÇÕES NATURAIS

O recurso aos Suplementos Alimentares constitui uma excelente opção coadjuvante. De entre as várias substâncias, destacam-se: Equinácea, Salgueiro-Branco, Própolis, Vitamina C, e diversos produtos homeopáticos, aconselhados individualmente, conforme o quadro apresentado pelo paciente, que será diagnosticado durante a consulta.

Os cuidados alimentares também são de grande importância para fortalecer o sistema imunitário, por isso é necessário estabelecer uma dieta rica em vitaminas antioxidantes, micronutrientes (como por exemplo, o zinco), pré e pro-bióticos, e enzima.  As enzimas têm função de aumentar a velocidade das reações sem elevar a temperatura. Isso ocorre porque elas diminuem a energia de ativação necessária para a ocorrência da reação. Por isso, elas são chamadas catalisadores biológicos. Se não fossem as enzimas, diversas reações do nosso metabolismo aconteceriam de maneira exageradamente lenta, o que prejudicaria e muito o nosso sistema.

Como se pode verificar, um plano nutricional apropriado,  e um adequada suplementação, ajudam a prevenir um vasto leque de problemas de saúde.

Aposte na prevenção! E desfrute da estação invernal com mais saúde!

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE VIA E-MAIL.

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

"Like a gardener planting seeds, your dreams require patience and care in order to grow strong."
Doreen Virtue

Marcar Consulta